Por que o ODS 14 em Florianópolis?


Ponte Hercílio Luz, símbolo de Florianópolis. Foto: Júlio Cavalheiro.


O município de Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e conta com uma população de aproximadamente 501 mil pessoas, de acordo com dados do IBGE (2019). Além disso, é um município costeiro, o que significa que faz fronteira com o mar. No caso de Florianópolis, este fator ainda é mais evidente por conta da maior parte da cidade estar localizada em uma ilha, chamada de Ilha de Santa Catarina, onde todas as fronteiras são o ambiente marinho.


Com toda esta população, que mostra um padrão de crescimento indefinido e acumulada em um território limitado, os ambientes naturais acabam recebendo uma grande pressão das atividades humanas, pondo em risco a manutenção dos diversos Serviços Ecossistêmicos no município.


Somado a isso, muitas das atividades econômicas da região da Grande Florianópolis ocorrem na Ilha de Santa Catarina, trazendo mais habitantes temporários à ilha todos os dias. De acordo com o SEBRAE, as principais atividades são: indústria de tecnologia da informação, turismo, comércio, atividades administrativas e serviços complementares, indústrias de transformação, construçãoe e atividades profissionais, científicas e técnicas.


O aspecto cultural e histórico de Florianópolis também deve ser levado em conta nesta justificativa, uma vez que sua cultura é de origem açoriana e conta com muitas comunidades tradicionais espalhadas pela ilha e pelo continente, as quais dependem de atividades como a pesca artesanal e os cultivos de moluscos como fonte de renda. Assim, a relação das pessoas com o mar se dá no dia a dia, perpetuadas através das suas raízes.


Pesca da tainha, parte muito importante da cultura de Florianópolis e região. Foto: Ivan Lucas.



Por fim, como o Brasil é signatário da Agenda 2030 (o que significa que o nosso país se comprometeu em buscar alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU), todos os seus municípios devem fazer parte da Agenda 2030 também. Para conseguir ser uma cidade sustentável e conseguir superar os desafios que o mundo moderno apresenta, Florianópolis deve buscar adaptar sua realidade, para que possa servir de exemplo de uma cidade que se importa com seus cidadãos, sua economia e com o meio ambiente em que está inserida.

39 visualizações0 comentário
 

©2020 por ODS 14 Floripa.