Objetivos de Desenvolvimento Sustentável



Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de metas definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e publicados em 2015 em um documento conhecido como Agenda 2030.

O nome da agenda se refere ao prazo estipulado para alcance das metas: o final do ano de 2030. Até lá, países de todo o globo que aderiram ao pacto deverão adaptar suas realidades para se adequarem ao conceito de desenvolvimento sustentável definido pela ONU.

O termo "desenvolvimento sustentável" é definido como o desenvolvimento da sociedade utilizando os recursos naturais disponíveis atualmente, sem que as gerações futuras sejam prejudicadas em suas disponibilidades.

Com isso em mente, os ODS estabelecem um total de 17 metas a respeito de diferentes setores da sociedade, passando por questões sociais, econômicas, ambientais e institucionais, como mostra a imagem.




A divisão de metas


  • As metas ambientais, colocadas na base do esquema e interpretadas como o fundamento para que todas as outras metas possam ocorrer, incluem os ODS: 6 - Água potável e saneamento, 13 - Ação contra a mudança global do clima, 14 - Vida na Água e 15 - Vida terrestre.

  • Já as metas sociais englobam os ODS: 1 - Erradicação da pobreza, 2 - Fome zero e agricultura sustentável, 3 - Saúde e bem-estar, 4 - Educação de qualidade, 5 - Igualdade de gênero, 7 - Energia limpa e acessível, 11 - Cidades e comunidades sustentáveis e 16 - Paz, justiça e instituições eficazes.

  • Nas metas econômicas estão os ODS: 8 - Trabalho decente e crescimento econômico, 9 - Indústria, inovação e infraestrutura, 10 - Redução das desigualdades e 12 - Consumo e produção responsáveis.

  • Por fim, na única meta institucional encontra-se o ODS 17 - Parcerias e meios de implementação, que busca integrar todos os outros objetivos.



O Brasil é signatário deste pacto global, o que significa que deve fazer o planejamento em todos os seus níveis de governo (nacional, estadual e municipal) para que possamos alcançar as metas estabelecidas. Para tanto, deve adaptar e criar indicadores para todas estas metas, de forma que sejam representativos para a realidade brasileira.

59 visualizações0 comentário