Entenda o sistema

Como funciona e como foi feito o ODS 14 Floripa

187

indicadores

4

dimensões de sustentabilidade

50

macroindicadores

3

domínios geográficos

ods 14 floripa logo 3.png
 

Para quem o sistema foi feito?

Para todos os cidadãos de Florianópolis e região que desejam colaborar com o monitoramento da saúde do nosso mar.

Por que ele é necessário?

A gestão da cidade deve ser feita baseada em dados reais e alinhada com as diretrizes para o desenvolvimento sustentável. O sistema facilita este processo ao unificar as visões de múltiplos atores sociais.

O que o sistema avalia?

A saúde dos ecossistemas marinho e costeiro do município de Florianópolis, analisando as componentes ambientais, econômicas, sociais e institucionais relacionadas.

Como o sistema foi feito?

Ele foi criado a partir de um longo processo de pesquisa realizado em um trabalho de conclusão de curso em Oceanografia, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os indicadores são confiáveis?

Todos os indicadores utilizados no sistema foram coletados de outros sistemas publicados ao redor do planeta. Estes sistemas atestaram a confiabilidade dos indicadores.

O sistema está na sua versão final?

Não. E talvez esta versão final nunca exista, afinal de contas sempre deve haver melhorias no monitoramento. Os ecossistemas e a sociedade mudam constantemente, e o sistema deve mudar em conjunto.

Posso ajudar sem ter conhecimento técnico?

Claro! A participação de todos os cidadãos do município é muito bem-vinda. Precisamos da visão de todos para que ninguém fique para trás. Consulte o Fórum para saber como contribuir.

É gratuito? Posso distribuí-lo?

Sim! O sistema é gratuito e livre para uso e distribuição. Mas lembre-se de dar a devida atribuição!

 
Embarcado_edited.jpg

Marco Antônio Friedrichsen

Oceanógrafo e técnico em Controle Ambiental

Criador do sistema ODS 14 Floripa, desenvolvi o mesmo após uma longa pesquisa dentro do meu projeto denominado "Indicadores para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 - Vida na Água".

Morador de Florianópolis desde 2015 por conta da graduação na Universidade Federal de Santa Catarina, me apaixonei pelo dia a dia da cidade, pelas pessoas e pelas praias.


Meu sonho é contribuir continuamente com a saúde e uso sustentável dos oceanos, onde quer que eu esteja.


Conheça mais do meu trabalho: